Notícias

07/04/2020

COVID-19: Representantes do HCL explicam que falta de leitos é o grande perigo

Isolamento contra COVID-19 precisa ser mantido

Representantes do Hospital César Leite participaram da reunião realizada na noite desta segunda-feira, 06/04, do Comitê de prevenção ao COVID-19 de Manhuaçu. A conclusão do encontro é que o grupo reforçou a necessidade de isolamento social para proteger a população contra o contágio do novo coronavírus.

Os representantes do Hospital César Leite reforçaram a gravidade da situação e a necessidade de a população tomar os devidos cuidados para não contrair o COVID-19. “Em entendimento com a Prefeitura de Manhuaçu, conseguimos disponibilizar dez leitos de UTI para atender os casos mais graves de COVID-19. Contudo, o Hospital César Leite possui abrangência regional, ou seja, atende Manhuaçu e as cidades vizinhas, o que totaliza uma média de 400 mil habitantes. Imagine se começarem a chegar simultaneamente pacientes em estado grave? Como faremos?’, pontuou Milton Martins de Oliveira, Tesoureiro do HCL.

O problema é justamente isso que se busca evitar com o isolamento contra a Covid-19. Se a pandemia chegar e todos ficarem doentes ao mesmo tempo, não há leitos suficientes.

Basta a pessoa pensar o seguinte: Ela chega com seu pai ou um ente querido no hospital e pode receber a notícia que está lotado. Não há leitos para todos ao mesmo tempo.

O Comitê manteve a postura de acatar plenamente as determinações do Decreto publicado recentemente pelo Governo de Minas Gerais.

O grupo é formado por representantes da sociedade civil e da Administração Municipal, especialmente representantes da área da Saúde.

Recomendações do Ministério Público

A reunião também apresentou recomendação encaminhada pelo Procurador da República, Dr. Thiago Cunha Almeida, e pelo Promotor de Justiça, Dr. Paulo Elias Severgnini Mendes Júnior, para que os Municípios direcionarem esforços para que a população fique em casa, seguindo as determinações da OMS e do Decreto Estadual.