Notícias

13/05/2020

Federassantas participa de reunião especial da ALMG para discutir enfrentamento à Covid-19

Foi realizada nesta quarta (13/05), na Assembleia Legislativa do Minas Gerais, uma reunião especial para discutir a estrutura da rede de atendimento hospitalar no estado para o enfrentamento à Covid-19, bem como a testagem da população para o novo coronavírus.

Durante a reunião, a presidente da Federassantas, Dra. Kátia Rocha, apresentou aos participantes e espectadores a situação das instituições filantrópicas de Minas frente aos atendimentos dos pacientes com Covid-19.

Na abertura de sua fala, a presidente alertou para a necessidade de criação de um plano de contigência, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, que aponte a definição de papéis dos hospitais de referência no atendimento à Covid-19, bem como a transferência de recursos para essas instituições.

De acordo com a presidente, é necessário maior atuação do Estado no que diz respeito ao financiamento das estruturas e equipamentos de proteção dos profissionais. A presidente declarou que o Estado deve buscar recursos federais que já estão disponíveis como, por exemplo, os R$ 150 milhões do Fundo Estadual de Saúde. Na ocasião, Kátia alertou que a Federassantas já tomou providências junto ao Ministério Público e cobrou um posicionamento do Estado.

Durante a reunião, a presidente afirmou que cerca de 77% dos leitos SUS em Minas estão nos hospitais filantópicos e que estas instituições têm grande potencial de colaborar aos atendimentos na rede pública. Para isso, a presidente ressaltou a importância e fortalecimento da rede filantrópica, bem como a disponibilização de recursos para proteção dos profissionais, investimento em estrutura de leitos e aquisição de equipamentos. Ela lembrou ainda da necessidade de executar, em tempo hábil, recursos de emendas parlamentares, uma vez que o estado se encontra em situação de calamidade.

A reunião foi realizada via videoconferência e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta e do representante da Fhemig, Fábio Beccheretti Vitor, no Plenário. Também participaram da reuniao o presidente da Funed, Maurício Abreu Santos, e parlamentares convidados.

O Hospital César Leite integra a rede de hospitais filantrópicos no estado de Minas Gerais.

Foto: ALMG