Notícias

24/07/2020

Governador Romeu Zema entrega 10 respiradores para ampliar UTI Covid-19 do HCL

O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (24/7), em Manhuaçu, dez respiradores invasivos, dez monitores e um cardioversor, além de uma ambulância. Os equipamentos serão destinados ao Hospital César Leite. Com essas entregas, o Governo de Minas possibilitará a abertura total de 30 leitos de UTI-Covid.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a Prefeita Cici Magalhães, o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, o deputado estadual João Magalhães, o presidente da Câmara Inspetor Juninho Linhares, o diretor da Superintendência Regional de Saúde Juliano Estanislau, a Secretária de Saúde de Manhuaçu e o vice-prefeito Renato Cezar Von Randow participaram da cerimônia.

De acordo com o governador, nos últimos quatro meses o Estado vem tomando medidas para fortalecer o sistema de Saúde em Minas. “Conseguimos ampliar em todo o Estado cerca de 1,5 mil leitos de UTIs. Este número continuará subindo. Somente neste mês aumentamos, por dia, uma média de 15 leitos frente aos dez dos meses anteriores”, explicou.

Zema ressaltou que o Governo de Minas trabalha de forma intensificada desde o início da pandemia, em março. Mas alertou que, mesmo atingindo o platô, quando o número de casos se torna mais elevado e assim se mantém por um período, a população deve continuar tomando os devidos cuidados e as autoridades devem se manter em alerta. “Ainda não sabemos se teremos que conviver com uma segunda onda da doença”, avisou.

Já o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que, para enfrentar os problemas estruturais decorrentes da doença em todo o mundo, é preciso ampliar o número de leitos. “Em Minas não tivemos expansão do número de casos acompanhado de desassistência, como aconteceu no Rio de Janeiro, Amazonas e na Itália”, argumentou.

Com a entrega, o Hospital César Leite vai ampliar a UTI Covid-19 para 30 vagas. Com a ativação dos equipamentos, o hospital atingirá a sua capacidade máxima da Unidade Covid-19: 30 leitos de UTI Covid-19 e 50 leitos de enfermaria.

A implantação de mais dez leitos de UTI específicos para a Unidade Covid-19 foi pactuada pela Superintendência Regional de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Minas Gerais. O material foi entregue nesta sexta, após publicação do termo de cessão dos equipamentos do estado (dez ventiladores pulmonares e dez monitores multiparâmetros e um cardioversor).

Desde 30 de março, HCL colocou em funcionamento uma unidade para atendimento dos casos do novo coronavírus. Os dez primeiros leitos foram montados em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu, que cedeu nove respiradores, além de disponibilizar recursos para reparos em aparelhos que o hospital possuía e também na montagem da rede de vácuo. Na semana passada, foram montados outros dez leitos de UTI com equipamentos cedidos pelo Governo de Minas Gerais.

A estruturação da Unidade Covid-19 também contou com o apoio fundamental da Câmara de Manhuaçu com a votação de projetos e a liberação de recursos de emendas parlamentares dos vereadores.