Notícias

09/09/2020

Hospital César Leite recomenda que prefeituras adotem tratamento precoce para COVID-19

Em vídeo divulgado nesta terça, 08/09, o Diretor Técnico do Hospital César Leite, Dr. Luis Cláudio, destaca que foi sugerido às secretarias de saúde da região e de Manhuaçu, a inserção do protocolo de tratamento precoce da Covid-19 baseado em experiências exitosas de outras regiões.

Segundo ele, nos pacientes acolhidos desde os primeiros sintomas, a evolução é acompanhada sistematicamente e cada fase da doença é tratada o mais precoce possível. “Entendemos que a Covid-19 é uma doença que hoje tem tratamento e a melhor resposta acontece quando abordada precocemente, como toda e qualquer doença. Dessa forma, a tendência é reduzir a quantidade de pessoas que precisarão ser internadas por conta do agravamento da doença”, pontua.

O médico reforça que tal orientação já foi passada aos secretários de saúde de Manhuaçu e cidades vizinhas e que a população deve cobrar a adoção dos protocolos de tratamento precoce. O Ministério da Saúde elaborou uma orientação para que, em todo Brasil, as pessoas com sinais e sintomas de Covid-19 possam procurar uma unidade de saúde mais próxima logo no início da doença e, após a devida avaliação médica, possam ter a opção de receber prescrição de medicamentos utilizados para tratar o coronavírus com doses seguras.

 “Aprendemos, com o atendimento precoce adotados em outras regiões, que atacar o vírus já na fase inicial da doença com os protocolos devidos, torna essa doença mais branda e impede que a maioria dos doentes se agrave”, explicou.

COLAPSO NO HOSPITAL

Como forma de manter a transparência de seus atos, o Hospital César Leite tem mostrado diariamente o enfrentamento à crise da Covid-19. Desde o sábado, dia 29 de agosto, está trabalhando no sistema de colapso na Unidade Covid-19, ou seja, praticamente todas as vagas de UTI ocupadas.

“O estado de colapso é quando a gente está com as vagas de UTI praticamente todas ocupadas e uma ocupação alta em unidades clínicas de enfermaria. Temos alertado ao poder público. Muitas vezes não conseguimos vaga para internar a contento os nossos pacientes e isso tende a agravar como temos visto pelos dados da última semana”, explica.

Dr. Luís Cláudio explica que a flexibilização aumentou a circulação de pessoas nas ruas. O que tem sido notado é que os jovens não apresentam sintomas e estão levando o vírus para casa. “Assim contaminam os seus idosos, que nós até então protegemos a sete chaves. E os idosos têm se mostrado a maior taxa de complicações e de internações nos últimos dias.  Com isso, as internações ficam mais prolongadas e a gravidade também aumenta, o que tem também elevado a nossa taxa de óbito hospitalar”, destaca.

ALERTA AOS SECRETÁRIOS

O diretor técnico explica que fizeram um alerta aos secretários de saúde, através do médico infectologista, Dr. Thiago Heringer, na última semana. “Ele organizou uma reunião virtual com todos os secretários da nossa região e os médicos do Pará que foram responsáveis por uma louvável ação, conseguindo combater o colapso naquela região do estado do Norte do Brasil. Mostramos para os secretários de saúde que a Covid-19 deve ser tratada precocemente”.

De acordo com eles, a doença tem nos ensinado que quanto mais cedo tratarmos, menos complicações teremos. “O problema é que ainda estamos vendo os ambulatórios sem protocolos pré-definidos. Já passamos, há bastante tempo para Secretaria de Saúde de Manhuaçu, o protocolo que usamos no hospital. Quanto mais precoce tratarmos em protocolos já estabelecidos com níveis de evidência alta, nós temos menos complicações. Se deixarmos passar de sete dias, esses pacientes chegaram no hospital em estado crítico”, afirma.

O médico Dr. Luís Cláudio reforça que o tratamento deve ser iniciado aos primeiros sintomas, lá nos PSFs: “Se nós pegarmos os nossos pacientes nos PSFs e nos ambulatórios de unidades respiratórias e tratarmos precocemente, com protocolos já estabelecidos, o resultado é muito melhor e certamente nós teremos um menor índice de internação. Como nós estamos no hospital com estado de colapso, com as vagas praticamente quase todas ocupadas, isso ajudaria e muito a combater a doença”.

Ele pede que a população cobre da Secretaria de Saúde de cada município da região que implante seus protocolos de tratamento. “Ao sinal do primeiro sintoma não fique em casa, procure um ambulatório e inicie o tratamento mais precoce assim certamente teremos êxito maior e venceremos essa doença”.

O Hospital César Leite está firme no propósito de ajudar aos pacientes que chegam para internações, mas hoje a preocupação é que seja iniciado o tratamento precoce em cada município.

O diretor explica que o Hospital César Leite não está discutindo a questão da flexibilização social. “Somente reforçamos que não devemos baixar a guarda. Precisamos usar máscaras, usar as medidas de prevenção já estabelecidas, lavar as mãos, evitar circulações aglomerações e fazermos o mínimo de contágio possível com os nossos pacientes que estão reclusos em casa, sobretudo os nossos idosos, assim certamente contribuiremos com a nossa sociedade para que esse estado de colapso que estamos vivendo no momento seja amenizado”.