Notícias

15/09/2020

Nova reportagem: Idoso de 102 anos, que teve gripe espanhola, vence Covid-19, no HCL

Com 102 anos, o lavrador aposentado Raimundo Leonardo de Oliveira acaba de vencer a segunda pandemia. O idoso, que teve gripe espanhola em 1918, quando tinha 9 meses de idade, agora venceu a Covid-19. A mulher dele, Nivercina Maria de Oliveira, de 92 anos, também se curou de coronavírus. Eles são casados há 75 anos.

Segundo a neta do idoso, Tatiana Cristina de Amorim, de 32 anos, Raimundo começou a sentir leves sintomas quando a esposa voltou para casa, após internação pela Covid-19. "Quando ficamos sabendo que tinham testado positivo, pensamos que não iam voltar para a casa", relembrou a neta.

Raimundo foi internado no dia 17 de agosto e deixou o Hospital César Leite, em Manhuaçu, no dia 31. Segundo familiares, Raimundo ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não precisou ser intubado.

Tatiana conta que a alta do avô foi uma festa. "As enfermeiras, médicos, todo mundo com balões, felizes e agradecidos, levando meu avô até a porta. Foi muito emocionante", relembrou Tatiana.

"A primeira coisa que ele disse, quando teve alta, foi que estava com saudades de mim. Falou também que estava com vontade de comer queijo e tomar suco de uva", explicou a neta Tatiana, que mora com os avós e é a cuidadora deles.

Ao chegar em casa, Tatiana contou que o avô quis ver a esposa, com quem teve 14 filhos, 9 deles estão vivos, 22 netos, 25 bisnetos e dois tataranetos. "Ele estava com muita saudade. Nossa família passou aperto, ficamos apreensivos, mas graças a Deus tudo deu certo", comemorou a neta.

O casal se recupera em sua segunda casa, na cidade de Ibatiba, no Espírito Santo.

Por Maria Lúcia Gontijo, G1 Minas — Belo Horizonte