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04/11/2020

UTI NEONATAL DO HCL COMEMORA 1 ANO SALVANDO VIDAS

Dezenas de recém-nascidos salvos. Essa é a marca celebrada pela Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)  do Hospital César Leite, na última semana. O espaço acaba de completar um ano de funcionamento com excelentes índices de recuperação, atendendo a bebês de Manhuaçu e toda a região de saúde.

A comemoração foi marcada com a presença de famílias e bebês, profissionais que atuam na UTI Neonatal e membros da diretoria do Hospital César Leite.

Inaugurada em fevereiro de 2019, a UTI Neonatal passou efetivamente a atender em setembro. A história da recém-nascida Alice tocou todos os profissionais e mobilizou uma força tarefa para colocar o espaço em funcionamento. Tudo porque outras instituições simplesmente se recusavam a receber a pequena bebê de Manhuaçu.

A coordenadora da UTI Neonatal, enfermeira Roberta Damasceno, conta que “a UTI Neonatal nasceu junto com a Alice, a primeira bebê que não encontrávamos vagas, com um quadro de profissionais e uma equipe médica 24 horas. Realmente foi a partir dela que conseguimos o credenciamento de parte da UTI Neonatal. Por isso comemoramos um ano com muita alegria junto às crianças e pais que marcaram a nossa história”.

Roberta Damasceno ainda lembrou o comprometimento de toda a equipe e o carinho dos profissionais, citando o exemplo do Diretor Clínico, o pediatra Dr. Luís Prata. “Ele se empenhou e participou ativamente desse processo. No dia da mudança, fez questão de empurrar as incubadoras com os dez bebezinhos que foram transferidos para esse novo espaço. Cada local aqui foi muito bem pensado para poder dar uma assistência de qualidade para todos os bebês e as famílias também”.

TRANSFERÊNCIAS

A chegada UTI Neonatal acabou com o sofrimento de famílias inteiras. Era uma dor enorme colocar uma criança de 800 gramas numa ambulância por quatro horas na estrada. Era um risco muito grande para os bebês.

“Temos que agradecer a Deus por essa conquista. A gente sofria junto ver esses bebês lutando bravamente para sobreviver. Era agonizante ver recém-nascidos sendo transferidos para Uberlândia, São João Del Rey e tantas outras cidades distantes e muitos não resistiam”, conta o diretor assistencial Chardson Roberto da Paixão.

O tesoureiro da mesa diretora do HCL, Milton Martins, conta que Manhuaçu demorou muito para conseguir fazer a UTI Neonatal sair do papel por vários motivos. “Graças a Deus estamos aqui para comemorar. Quantas crianças não precisaram viajar para longe, temos a casa de apoio e as famílias ficam perto. Agradecemos muito a Deus por isso e a Alice que mudou o rumo de tudo aqui. Agradecemos a todos os profissionais de saúde que atuam na UTI e no Hospital como um todo”, destacou.

O HCL era o único hospital com maternidade para uma população de 400 mil habitantes que não tinha uma UTI Neonatal. “Era uma injustiça com a nossa região. Apesar de não ser na velocidade que gostaríamos, as coisas estão caminhando”, completa o Diretor do Plancel, Leandro Sathler Campos, que também prestigiou a cerimônia.

Atualmente, o HCL tem 11 leitos, mas por enquanto somente 4 estão habilitados pelo Ministério da Saúde. Esse valor ainda é insuficiente para a manutenção. No entanto, a Mesa Diretora está atuando para manter tudo funcionando.

“A situação de credenciamento é injusta, mas mesmo sem o hospital receber, graças a Deus, temos conseguido manter funcionando. Acho que é um momento de agradecer muito a Deus por termos o privilégio de acompanhar a história e ver esse projeto se concretizar”, completa o tesoureiro.

Segundo ele, os profissionais comprometidos, a assistência personalizada e a estrutura moderna ajudam a salvar vidas.

COMEMORAÇÃO

Na semana de comemoração de 1 ano de UTIN, recebeu alta a bebê que nasceu mais prematura nesse período. A garotinha deixou a unidade após 26 semanas e quatro dias internada.

A UTI Neonatal “Dr. Abel Carneiro Vianna” do Hospital César Leite conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais que se revezam 24 horas por dia nos sete dias da semana.

O padrão de qualidade rígido do espaço permitiu que os atendimentos não fossem alterados em função da pandemia da Covid-19, doença que tem assombrado o mundo e modificado a rotina da população.