Notícias

26/04/2021

Rotary Club Manhuaçu entrega Strada 0km para o Hospital César Leite

Durante a manhã desta segunda-feira, 26/04, o Rotary Clube de Manhuaçu entregou um veículo Fiat Strada 0 km ao Hospital César Leite. A cerimônia aconteceu na sede da Navelli Fiat com a presença de vários membros e do Provedor do HCL Sebastião Onofre Carvalho e o Tesoureiro Milton Martins.

Com a realização de vários projetos na comunidade, o Rotary Clube de Manhuaçu vem cumprindo fielmente o lema da vida rotária que retrata a essência do movimento e da instituição, "Dar de si antes de pensar em si". Atento às dificuldades vividas pela maioria das pessoas no mundo, em especial por motivo da pandemia de Covid-19, o Rotary sob a presidência da dinâmica Maria Érika Braga Souza, tem atuado de forma efetiva na execução de projetos, favorecendo algumas comunidades e entidades de Manhuaçu.

Foi assinado o documento da doação do veículo, entre o Rotary e o Hospital, com entrega oficial da chave. O hospital utilizará o carro para manutenções em equipamentos e máquinas que precisam ser levados a outros centros, bem como no transporte de materiais.

A presidente Maria Érika falou sobre o objetivo da entidade, seu trabalho humanitário realizado ao longo de muitos anos e as campanhas que estão sendo realizadas. “O melhor projeto do Rotary que existe é aquele em que a comunidade precisa”, declarou.

Maria Érika ressaltou vários projetos, que muitas vezes não são divulgados. “Fizemos campanhas e projetos mensais. Muitas pessoas não conhecem os trabalhos, mas somente nesse ano foram doados materiais de construção para um projeto do bairro Matinha, doamos um forno para a padaria da APAC, dentre outras diversas ações”.

Agradecimento

O provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre, agradeceu a doação dos rotarianos: “É muito importante essa doação e muitas vezes as pessoas nem imaginam o tamanho que essa ajuda representa porque atendemos uma região de quase 400 mil pessoas. Quero agradecer ao Rotary Clube, a todos os rotarianos, ao Dr. Aluísio Garcia, ao Centro Universitário Unifacig. Muito obrigado! O Hospital César Leite é hoje a maior obra social de toda a região e precisa da ajuda de todos”.

Com quase 94 anos de existência, o Hospital César Leite é o 24º que mais atende no ranking de hospitais que internam o paciente SUS em Minas Gerais. É a 15ª maternidade que mais realiza atendimentos no SUS no estado. São 300 partos/mês. Tudo isso para uma população de 400 mil habitantes de Manhuaçu e mais 23 cidades.

Para enfrentar o novo coronavírus, o HCL montou uma unidade específica com 30 leitos de UTI e mais 30 leitos de enfermaria. Quase 2.000 pessoas já foram atendidas na Unidade Covid-19.

Um dos maiores desafios da direção é gerar recursos próprios para viabilizar o custeio do hospital, garantindo assim o equilíbrio econômico e financeiro da instituição. As doações contribuem de maneira especial para manter o hospital funcionando.