Notícias

31/05/2022

95 anos do Hospital César Leite são comemorados com missa de ação de graças

Na tarde desta segunda-feira, dia 30/05, o Hospital César Leite (HCL) comemorou seus 95 anos com uma emocionante celebração em ação de graças, presidida pelo pároco de São Lourenço, Padre Carlos Roberto Altoé (SDN).

Diversas pessoas estiveram presentes para participar da comemoração, em especial membros do conselho superior, mesa diretora, colaboradores, pacientes e familiares. A celebração aconteceu no pátio interno.

Durante a celebração, Padre Carlos Altoé ressaltou que o HCL possui uma trajetória de superação e chega aos 95 anos se renovando, conquistando a admiração de todos pela sua excelente equipe de profissionais, por prestar serviços de alta qualidade, com a condução pautada no respeito aos mais altos valores, lembrando a mensagem de Jesus Cristo no versículo 10, capítulo 10 do Evangelho de São João: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância”.

Um momento especial durante o ofertório foi a apresentação de objetos que representam os diversos trabalhadores fundamentais para o funcionamento do Hospital César Leite.

No encerramento da celebração, o sacerdote procedeu a benção de uma imagem de Nossa Senhora das Graças que foi doada por uma família e será colocada num espaço do terceiro andar do hospital.

O presidente do Conselho Superior, Ednilson Lacerda, complementou a homenagem lembrando a importância do HCL. “É um momento de agradecermos por todos os avanços conquistados nesses anos e comemorarmos a confiança de toda a população em nosso trabalho de assistência à saúde, realizado com dedicação há 95 anos”.

Com 268 leitos, 980 funcionários, 231 médicos, o Hospital César Leite é o 25º hospital que mais atendeu pelo SUS, em 2021, em Minas Gerais. Foram mais de 14 mil internações, 8.026 cirurgias e 3.527 partos somente no ano passado. A unidade Covid-19 atendeu mais de 3.000 pessoas.

Ivânia, que é uma das colaboradoras mais antigas do hospital, relata os momentos vividos na instituição. “Trabalho aqui há 40 anos, hoje estou no setor de faturamento, passei por várias diretorias e vivi muitas coisas. O hospital é parte da minha vida, é uma história grande, com momentos de superação. Hoje, eu falo que estamos no paraíso. Existem dificuldades que passamos, mas vamos vencendo, devagarinho, superando tudo. Nesses 95 anos, é motivo de comemoração”, diz ela sorrindo.

Para os pacientes, o tempo representa experiência. “Eu precisei do hospital por várias vezes. Sempre fui muito bem tratado, eu confio totalmente no hospital, aqui estão os melhores médicos e uma instituição que tem tantos anos, na minha opinião, significa que tem muita capacidade”, declara Fernando de Oliveira, 58 anos.