Notícias

02/09/2022

Conselho Superior do HCL realiza reunião sobre projetos e obras

O Conselho Superior do Hospital César Leite reuniu-se na noite de terça-feira, 23/08, para discutir as obras dos projetos de expansão e campanhas em prol da instituição.

A reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho Superior, Ednilson Lacerda, e o secretário Maurélio Carlos.

Durante a reunião, foram aprovadas as comissões formadas por conselheiros para auxiliar a gestão do Hospital César Leite. Um dos grupos tem a responsabilidade de analisar a contratação de serviços advocatícios para a revisão da tabela de procedimentos do SUS. A outra comissão tem como foco a captação de recursos para os projetos de expansão do HCL.

Ainda foram apresentadas informações sobre obras do prédio anexo. A comissão de obras informou a conclusão da cobertura em estrutura metálica e os procedimentos que estão sendo feitos.

DIFICULDADES

O presidente do conselho Ednilson Lacerda destacou que o conselho tem participado ativamente do cotidiano do HCL. Ele pontuou algumas dificuldades que a instituição filantrópica enfrenta e a necessidade de a população abraçar o hospital, que é a principal referência em saúde da região.

O provedor Fernando José de Lima pontuou as dificuldades que o Hospital César Leite tem enfrentado para a sua manutenção, especialmente com a falta de apoio de municípios vizinhos para a manutenção do serviço de urgência e emergência, a necessidade de substituição dos equipamentos da hemodinâmica e o comprometimento de recursos de emendas parlamentares para a quitação de despesas. Desde que assumiu a gestão da antiga UPA, o HCL só está recebendo contrapartida dos municípios de Manhuaçu, Caputira e Chalé.

O César Leite é filantrópico e tem 95 anos de existência. O hospital é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e administrado por uma mesa diretora e um conselho superior, formado por voluntários. Nenhum é remunerado.

A instituição é referência em média e alta complexidade para os municípios da região do Caparaó e responsável por atender uma população de aproximadamente 400 mil pessoas, além de atender acidentados que trafegam pelas BRs 116 e 262 e as MGs 111 e 108 que cortam a região.

Assessoria de Comunicação do Hospital César Leite