Notícias

05/09/2022

HOSPITAL CÉSAR LEITE INICIA CAMPANHA PARA CONSTRUIR NOVOS LEITOS DO SUS

Diante da necessidade urgente de novos leitos, o Hospital César Leite está iniciando uma campanha voltada para a construção de um novo bloco na frente do prédio principal. O projeto é construir 24 novos leitos para atendimento a pacientes do SUS. No entanto, para os três andares de obras com 650 m² serão necessários mais de 3 milhões de reais.

A campanha “Ajude hoje quem pode te ajudar amanhã” é para chamar a atenção da comunidade para a importância e o papel do Hospital César Leite. É o principal hospital de uma região de mais de 400 mil habitantes. Somente em 2021, foram 36 mil atendimentos. Agora, com o serviço de urgência e emergência ficou evidente a imediata necessidade de mais leitos.

A comissão formada pelos conselheiros Regina Almeida Toledo Pires, Wanderlei Miranda Barbosa e Leandro Satler Campos está à frente da captação de recursos para o novo projeto. “O César Leite trabalha essencialmente com atendimento aos pacientes do SUS. Como médica, estou em Manhuaçu há cerca de 33 anos, e vi o hospital passar por vários desafios, mas no momento o HCL está enfrentando o seu maior desafio, ele precisa crescer para dar atendimento à população da região, que cresceu bastante”, detalha Dra. Regina.

A conselheira explica que o projeto do prédio anexo continua em evidência, bem como a ampliação da UTI adulto. “O hospital, como toda a estrutura grande, tem vários projetos em andamento, inclusive aquela construção do segundo prédio. Ali a gente tem programado para funcionar uma oncologia, a hemodiálise, a parte administrativa nos primeiros três andares e a conclusão interna dos outros sete andares. Só que lá, a gente precisa de muitos recursos para colocar em funcionamento e isso ainda é demorado”, pontua.

Dra. Regina Almeida explica que, com a urgência de leitos, o atual cenário impõe que a campanha seja rápida. Ela destaca que a população precisa ter consciência que o Hospital César Leite é a nossa primeira ajuda. “O HCL é aquele hospital que atua nas situações mais graves. É aquele que socorre. Quando a pessoa precisa de uma estrutura médica mais complexa é aqui que vai ser atendida. Pode estar numa UBS ou num consultório particular, mas é o HCL que compõe a nossa retaguarda.  Então a gente precisa ajudar essa estrutura e, por isso, que essa comissão está junto com a direção do hospital e dos conselheiros buscando essa ajuda na nossa comunidade. O nosso foco imediato é crescer o número de leitos do hospital”.

Como é uma demanda mais urgente, o projeto é expandir a área física na frente do hospital. Serão construídos 24 novos e mais quatro serão readaptados, todos destinados ao SUS. A construção demanda cerca de 3,2 milhões de reais, especialmente pelas exigências para esse tipo de obra. Além dos quartos, haverá uma sala de espera para pacientes com alta, ampliação da área da endoscopia, acesso coberto para ambulâncias e ampliação da recepção do pronto atendimento.

CAMPANHA DAS SACAS DE CAFÉ

A proposta da campanha é aproveitar o final da colheita e ir até os produtores de café, que é a nossa maior riqueza, para pedir que ajudem o HCL. “Precisamos de doações de uma saca de café ou o valor de uma saca.  Estamos no final da colheita e sabemos que muitos produtores podem ajudar o Hospital César Leite. Do mais modesto ao maior produtor, pedimos que colabore para o HCL construir os novos leitos”, destaca.

O conselheiro Wanderlei Miranda conta que ajudar o HCL é cuidar da nossa casa. “Quem nunca ficou ou teve algum parente que já foi atendido pelo Hospital César Leite.  Nossa região é muito rica e produtiva. Num momento de dificuldade do hospital, a gente conta com os parceiros, que são os produtores e que são usuários também. Precisamos do apoio de todos nessa empreitada para poder conseguir os recursos dessa construção. Entendemos que precisamos ajudar outras instituições e projetos, mas é preciso cuidar primeiro da nossa casa. O Hospital César Leite é o nosso hospital, a nossa casa. Ele precisa de atenção primeiro. Aqui nós temos o socorro imediato no momento de dificuldade”.

Wanderlei Miranda Barbosa conta que a nossa região ocupa 3% do território mineiro em área de café, mas são produzidos em torno de 25% dos grãos do estado. São cerca de sete milhões de sacas e temos 36.000 agricultores familiares. “Estamos pedindo uma ajuda, uma partilha, um pouco do que cada um colheu esse ano em prol do hospital, para estar cuidando da nossa casa, que é o HCL”.

O Hospital César Leite ainda reforça que a arrecadação será transparente e registrará todos os nomes e valores dessas doações para demonstrar as pessoas que juntaram forças para realizar essa obra.

COMO DOAR

A equipe do Hospital César Leite estará visitando produtores de toda a região. Além do veículo devidamente adesivado com a campanha, os colaboradores estarão identificados com o crachá e uniforme do hospital.

As doações serão para conta específica do projeto de expansão:

Chave Pix Celular: 33999095750

ou

Conta Corrente: 57.385-0 Banco 756

Agência: 3049 - Sicoob Credilivre

Hospital César Leite - CNPJ 22.263.081/0001-55

Em caso de dúvidas, entre em contato: 33 3339-6911 (whatsapp)