Notícias

11/10/2022

Conselho Superior do HCL promove reunião sobre projetos e atendimentos

O Conselho Superior do Hospital César Leite homenageou o conselheiro Wenceslau Miranda Barbosa durante a reunião do mês de setembro. O reconhecimento foi uma forma de agradecer pelos vários anos dedicados voluntariamente ao conselho da entidade. A entrega foi feita pelo Presidente do Conselho Ednilson Lacerda, a gestora de contratos e convênios Fernanda Roberto e com a participação do filho do homenageado, o conselheiro Wanderlei Miranda Barbosa.

Durante a reunião, os conselheiros também acompanharam a apresentação do plano de expansão discutido pela comissão de obras com os representantes da consultoria Lage e Lage Auditores e Consultores Associados, que presta serviços para o HCL. O planejamento foca na abertura de novos leitos para atendimento a pacientes do SUS e na implementação dos serviços nos três primeiros andares do novo prédio.

Ainda foi apresentado um diagnóstico da área de comunicação, marketing e captação de recursos, bem como estratégias que podem ser adotadas visando a maior participação da sociedade nas causas do Hospital César Leite.

Outro tema da reunião foi a campanha para a construção dos leitos na parte da frente do prédio principal.

SAMU E PRONTO ATENDIMENTO REGIONAL

Desde o início do ano, o Hospital César Leite assumiu a antiga UPA do município de Manhuaçu. Com a implantação do pronto atendimento regional, a demanda pela urgência e emergência foi totalmente centralizada no hospital.

O médico e diretor do pronto atendimento, Dr. Eros Abi-Ackel, apresentou informações do fluxo de atendimentos e as dificuldades enfrentadas. Ele também relatou o funcionamento do SAMU que completou 30 dias na região e ponderou algumas situações que estão sendo revistas com o sistema de regulação.

DIFICULDADES

O provedor Fernando José de Lima abriu sua exposição na reunião do conselho com um agradecimento aos colaboradores por conta da dedicação e parceria nesses primeiros seis meses à frente do hospital.

Ao mesmo, o provedor detalhou as fontes de recursos e as preocupações da mesa diretora com o financiamento da estrutura de saúde, inclusive por conta do déficit causado pela assunção da urgência e emergência. Praticamente todos os municípios continuam encaminhando pacientes, mas não ajudam financeiramente na contrapartida que foi solicitada.