Notícias

15/07/2023

HCL mostra situação da urgência e emergência e das cirurgias em audiência na Câmara Municipal

O Hospital César Leite participou de audiência pública na Câmara de Manhuaçu sobre o atendimento da saúde no município. A reunião foi na noite de quinta-feira, 13/07.

O gerente de planejamento Chardson Roberto apresentou os dados sobre os atendimentos do Hospital César Leite nos últimos anos e com foco nos números do primeiro semestre de 2023.

O Hospital César Leite apresentou os dados de todos os atendimentos prestados no ano passado. Ele demonstrou que 71,7% foram de pacientes do SUS, enquanto o percentual exigido pela filantropia é de 60%.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Sobre a urgência e emergência, os dados mostram o motivo da superlotação do serviço. Avaliando os 10.450 atendimentos realizados de 1º de fevereiro a 30 de junho de 2023, o gerente de planejamento mostrou que mais da metade dos casos (53,8%) não deveriam ter procurado o local (classificados como verde e azul).

Chardson Roberto mostrou que os casos graves (vermelho) representaram 0,8%, enquanto 19,6% foram classificados como laranja e 25,8% como amarelo.

Outro ponto destacado é que a rede de atendimento não está dando a cobertura necessária. Em muitos casos, municípios vizinhos não oferecem atendimento à noite e nos finais de semana, desaguando todos os casos para o HCL.

Em relação às transferências dos casos da Urgência e Emergência, o HCL mostrou que somente três dos oito hospitais da região receberam onze pacientes nesse primeiro semestre que precisavam da transferência. No total, foram 69 transferências para outras regiões de Minas Gerais.

“Não tem um fluxo dentro região que nos permita desafogar o nosso serviço em caso de superlotação. Os casos mais graves vão para grandes centros, mas os menos graves foram somente para três hospitais, enquanto temos oito na região”, ressaltou.

CIRURGIAS NO HCL

Sobre a questão da ortopedia, ele ressaltou que foram 1.322 cirurgias no 1º semestre. Do total, 83,7% foram com pacientes do SUS.

Em relação às cirurgias eletivas (programadas), o hospital demonstrou que a média de cirurgias está acima do contrato com o SUS. Em 2023, até agora são cerca de 124 cirurgias por mês.

No primeiro semestre, em números absolutos, foram 8.152 internações (1.359/mês); sendo 5.702 pelo SUS (950/mês). Foram realizadas 4.705 cirurgias no geral, sendo 2.768 pelo SUS.

Em relação a partos, são 1.943 partos. Nascem 324 bebês por mês em média no HCL. Desse número, 1.193 foram pelo SUS. O hospital realizou 5.440 consultas de obstetrícia de urgência.