Notícias

18/06/2019

HCL recebe consultoria do Hospital Albert Einstein

O Hospital César Leite – referência em filantropia na região há 92 anos – é um dos hospitais filantrópicos do Brasil contemplados pelo Proadi-SUS (programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS) para receber uma consultoria do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão do Hospital Albert Einstein.

A iniciativa é do Ministério da Saúde para aprimorar a gestão das instituições de saúde do país. O programa tem duração de 6 meses e conta com várias etapas. 

Para o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, eficiência em gestão é sinônimo de melhoria em processos para um atendimento cada vez melhor aos pacientes.

O consultor Fernando Rinaldo reuniu-se com os gestores e iniciou o programa no HCL. O objetivo é melhorar a gestão, principalmente otimizar processos nas salas de cirurgia, e, por consequência o atendimento de saúde.

De acordo com a diretora administrativa, Ana Lígia de Assis Garcia, o hospital participou de uma seleção do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em que 178 hospitais do país foram escolhidos para receber a consultoria.

O Proadi-SUS é financiado com recursos de isenção fiscal Cofins e cota patronal do INSS, concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência, reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população.

Na primeira etapa da consultoria, que começou no dia 10, o consultor realizou uma reunião com as lideranças da instituição e repassou toda metodologia que será utilizada durante a consultoria. “A consultora está indo em cada setor acompanhando a gestão, para que no final ela possa fazer um diagnóstico institucional e comece o plano de ação para serem acompanhados durante as visitas que serão realizadas a cada três semanas”, disse a diretora administrativa do hospital.

No centro cirúrgico do hospital, por exemplo, serão observados os processos, a execução e no final será apontado o que pode ser melhorado. “O hospital já está em um bom nível de gestão, mas não pode parar. Se existe a possibilidade de trazer algo de melhor que está sendo feito pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e pode ser feito aqui, nós vamos buscar, por isso estamos vivendo esse momento”, explicou.

O impacto da consultoria futuramente é um atendimento com uma melhor qualidade no serviço prestado. “Inclusive a ideia é que a gente consiga atender mais pacientes, em menos tempo e com mais qualidade nos serviços prestados”, finalizou a diretora administrativa do hospital.